Hotel Tecnológico

O Hotel Tecnológico é uma pré-incubadora com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos de alunos, egressos, servidores e pesquisadores empreendedores da comunidade acadêmica e externa, apoiando-os em seus primeiros passos e tendo como prioridades: formação empresarial, estimular a postura empreendedora; incentivar a criação de empresas com produtos/serviços inovadores de base tecnológica e aproximar o meio acadêmico do mercado. Neste espaço, os empreendedores desenvolvem as bases de seu empreendimento sem ainda ter a empresa aberta juridicamente. Por um período de até dois anos, estas equipes recebem consultorias nas áreas financeira, jurídica, marketing e plano de negócios para estruturarem suas futuras empresas e entrarem mais sólidos no mercado, além de suporte com suprimentos, treinamentos, assessoria psicológica, espaço físico e o nome da UTFPR. O prazo máximo da fase de pré-incubação é de até 2 anos.

A existência de uma infra-estrutura destinada para a operacionalização de um Hotel Tecnológico permanente na Instituição se faz extremamente necessária em função do processo de diminuição do emprego formal que ocorre atualmente em conseqüência da globalização econômica e da otimização dos postos de trabalho. Nesse contexto, a preparação de jovens empreendedores para a criação de empresas torna-se imprescindível para o desenvolvimento social e econômico do país. O Hotel Tecnológico foi inaugurado em 05 de agosto de 2003.

Objetivo Geral

“Estimular e fomentar a criação de empresas a partir do quadro discente e de egressos da UTFPR, apoiando parcerias com pessoas da comunidade, possibilitando a concretização de idéias em negócios caracterizados pela aplicação tecnológica.” Assim, o Hotel Tecnológico poderá contribuir para aumentar a taxa de sobrevivência das pequenas empresas, geração de produtos e processos inovadores, fortalecimento do espírito associativo e maior interação entre empresas e entidades do conhecimento, sendo um meio propício e adequado para a identificação de oportunidades de desenvolvimento tecnológico, agregando empreendedores para a geração de emprego e renda na região Norte do Paraná.