Programa de Empreendedorismo e Inovação


O PROEM - Programa de Empreendedorismo e Inovação é um dos mecanismos de interação da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias e vem sendo desenvolvido na UTFPR, desde 1997, para ser disseminado em todos os seus Campi. Seu objetivo é possibilitar aos alunos, ex-alunos da UTFPR, bem como servidores e parceiros externos o acesso aos temas e projetos de empreendedorismo. Desta forma, atua na formação da cultura empresarial e propicia espaços de desenvolvimento para projetos de empresas de base tecnológica e inovação.

Missão do Proem

Apoiar, técnica e administrativamente, empreendedores e empresas nascentes inovadoras, advindas da comunidade interna e externa da UTFPR, fomentando a cultura empreendedora, através da promoção de eventos e ações que reforcem a sua implementação.

Visão

Ser um Programa de referência internacional em modelos de pré-incubação, incubação de empresas e parques tecnológicos, cooperando para disseminar a cultura empreendedora e ampliar a criação e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e de base tecnológica.

Política do PROEM

Mobilizar e discutir programas de apoio e incentivo de âmbito federal, estadual e municipal, buscando estímulos ao Movimento de Empreendedorismo Tecnológico, voltados a Hotéis Tecnológicos, Incubadoras de Inovações, Aceleradoras e Parques Tecnológicos.

Mecanismo de Disseminação da Cultura Empreendedora

Articulado pelo PROEM, busca incentivar a formação de futuros empreendedores através dos seguintes dispositivos: disciplina de empreendedorismo nos cursos regulares, cursos de curta duração na área de gestão, workshops e seminários sobre empreendedorismo, palestras e depoimentos de empresários e feira da idéia realizados durante o ano letivo. Assim, o PROEM estimula o espírito empreendedor na comunidade, de modo que o aluno formado não ocupe somente um lugar numa empresa, podendo ele mesmo gerir seu próprio negócio, incentivando o desenvolvimento do empreendedorismo tecnológico nos núcleos de pesquisa existentes na UTFPR.